austeridade = mais pobreza infantil

artigo de 14 de fevereiro de 2013

bebe_papa

Portugal, Grécia, Irlanda não têm apenas em comum estarem incluídos num programa de assistência económica e financeira para reduzir drasticamente o peso da dívida pública e reconquistar a confiança dos mercados nas suas economias. Esses – mais Espanha, onde vigora um plano de assistência à banca, e Itália – incluem-se no grupo de países sobre o qual a Cáritas Europa lança um alerta especial para os riscos das políticas de austeridade sobre as crianças e os jovens.

Nestes cinco países, o número de crianças próximas da linha da pobreza ou em risco de pobreza e exclusão aumentou todos os anos, a partir de 2008, atingindo já quase de um terço nos países listados. A conclusão consta de um relatório lançado nesta quinta-feira na Irlanda, O Impacto da Crise Europeia – A Resposta da Cáritas à Austeridade, que será apresentado em Portugal a 6 de Março.

“A pobreza infantil é um sintoma da pobreza crescente. Mas é inaceitável”, considera Deirdre de Burca. A responsável pelas políticas sociais da Cáritas Europa fala ao PÚBLICO a partir de Dublin, onde o relatório começou por ser publicado, antes do lançamento em cada um dos cinco países analisados, por ser a Irlanda que preside actualmente à União Europeia (UE). “Inaceitável” e “preocupante”, se olharmos para o futuro, diz a especialista, que evoca o risco de uma ou várias gerações perdidas nestes cinco países. É sobre isso que a Cáritas Europa quer pôr os governantes e as instituições que impõem a austeridade a reflectir.

ver o artigo no Público on-line

quem somos

bebe ao colo

A ADAV Aveiro é uma instituição de solidariedade social que atualmente apoia 672 pessoas, das quais 237 são crianças: 60 bebés até um ano, 85 até 3 anos e 92 crianças dos 4 aos dez anos.

Em 2012, recorreram à ADAV pela primeira vez 79 mães, o que corresponde a um aumento de pedidos de apoio em relação ao ano anterior na ordem dos 50%. No ano passado, apoiámos 39 grávidas das quais 3 são menores de 18 anos.

Recorrem à ADAV AVEIRO pessoas de todo o distrito, por informação de outras utentes, por encaminhamento das mais diversas instituições e de pessoas particulares.

O tipo de apoio é variado: leite, fraldas, papas, roupas, bens de puericultura; preparação para o parto; formação parental para mães com filhos até 1 ano; apoio jurídico. Temos ainda um protocolo com uma Clinica Dentária, sendo este um serviço muito solicitado. Somos entidade intermediária do Banco Alimentar para prestarmos apoio alimentar de emergência, quando na zona de residência da família não existe nenhuma entidade que preste este tipo de apoio.

A sede é no Mercado de Santiago, numa das salas do 1.º andar, que está aberta todos os dias de manhã, 2 tardes por semana e 2 sábados por mês. Neste momento, contamos com a colaboração de 25 voluntários.

Atualmente, temos cerca de 100 sócios e 25 benfeitores.