uma ideia de vida

Em janeiro 2011, no Diário de Aveiro, deu-se início à publicação de um artigo semanal.
Aqui fica o primeiro:

ADAV – A Vida em Primeiro lugar

Fundada por escritura pública em 21 de Julho de 2000 a ADAV – Associação de Defesa e Apoio da Vida propôs-se “apoiar a família, assim como a defesa e a promoção da vida humana e da dignidade da mulher” (cf. art. 3º dos Estatutos).

Para atingir os seus objectivos as suas Actividades serão, segundo o art. 4º dos Estatutos:

a)    Levar a cabo a abertura de centros de atendimento, encaminhamento e residência transitória destinados a mulheres grávidas em dificuldade, com intervenção subsidiária nos domínios jurídico, clínico e das áreas do emprego e formação;

b)    Realizar ou apoiar acções no âmbito da educação sexual e do planeamento familiar, assim como da formação de formadores nesta área e, ainda, promover estudos interdisciplinares dirigidos à análise e à procura das soluções adequadas;

c)    Para a defesa e promoção da vida humana, a Associação propõe-se realizar acções de apoio e promoção da qualidade de vida a idosos e doentes em fase terminal.

Permitam-me destacar aqui a figura incontornável do saudoso Dr. Rogério Leitão, primeiro Presidente da Direcção da ADAV, que com a sua dinâmica e conhecimentos foi pedra fundamental no iniciar da actividade da ADAV e seu posterior desenvolvimento. Não esqueço obviamente todos os que têm passado pela sua Direcção e demais Órgãos Sociais, pois a eles se deve muito do que já se conseguiu.

Como estabelecido nos Estatutos, as actividades da ADAV têm-se centrado no apoio às grávidas, com aconselhamento médico e jurídico, fornecimento de alimentos e fraldas e formação na área da economia doméstica. É de agradecer aqui o empenhamento de todos os elementos da equipa de voluntárias que se disponibilizam para ajudar pessoas carenciadas, não só economicamente mas também necessitando de apoio psicológico tão importante para o equilíbrio de uma gravidez sem problemas.

Tem também desenvolvido acções de formação e esclarecimento sobre Educação Sexual junto de varias escolas do Distrito de Aveiro, correspondendo às solicitações que lhe chegam.

Igualmente não pode ser esquecida a acção de voluntariado durante as campanhas para os referendos sobre Interrupção Voluntária da Gravidez, promovendo o esclarecimento das populações e pugnando pelo direito à Vida na fase mais precoce do seu desenvolvimento.

Desde 2007, a Associação funciona em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Aveiro no Mercado de Santiago, onde funciona um Serviço de Acolhimento de segunda a sexta-feira, de manhã, prestando serviço no atendimento, tratamento de roupas e no apoio domiciliário.

Mantém-se uma colaboração muito importante com o Banco Alimentar contra a Fome, consistindo na recolha e armazenamento de alimentos e na sua distribuição pelas famílias e pessoas apoiadas pela ADAV.

Mantém, ainda, um serviço gratuito de Aulas de Preparação para o Parto disponibilizado por enfermeiras-parteiras.

Muito mais há a fazer e estas acções não esgotam todas as possibilidades. O apoio financeiro é escasso, vivendo a Associação da quotização dos seus sócios e da ajuda de alguns benfeitores, mas mais seria necessário para melhorar o atendimento e atender todas as solicitações que nos chegam.

José Borges (Eng.)
(Assembleia Geral da ADAV)

One thought on “uma ideia de vida

  1. Sem caridade nada somos, devemos partilhar do pouco que temos com o próximo. Proteger os mais desfavorecidos numa sociedade mais surda aos apelos de ajuda.

Os comentários estão fechados.