Aveiro: Associação de apoio “à vida” apoiou mais de uma centena de grávidas

2008

Aveiro, 11 Fev(Lusa) – Mais de uma centena de mulheres grávidas já foram apoiadas pela Associação de Defesa e Apoio da Vida(ADAV) desde o ano 2000, revelou hoje o seu presidente, Amândio Albuquerque.

Aquela associação, que a partir de hoje conta com novas instalações em Aveiro, no Mercado de Santiago, cedidas pela Câmara, tem por objectivo “o apoio à vida, desde a concepção”.

De acordo com o seu presidente, a ADAV apoia as mulheres grávidas, procurando ajudá-las nos diversos problemas, mas também crianças e famílias em dificuldades.

“Prestamos apoio psicológico, médico e jurídico, não apenas a grávidas, como também às famílias e a crianças vítimas de maus tratos e desde a nossa fundação, em 2000, já auxiliámos mais de uma centena de grávidas e outras tantas crianças, assim como uma dezena de famílias”, explicou.

Uma das actividades da ADAV consiste no apoio domiciliário a mães jovens com formação insuficiente, auxiliando-as a cuidar dos filhos e a tratar da gestão doméstica.

Segundo Amândio Albuquerque, ele próprio médico, outra das tarefas da ADAV é intervir no aconselhamento da mulher, em actividade complementar às estruturas de Saúde.

“Não queremos substituir nenhuma estrutura que existe e as mulheres a quem damos apoio são acompanhadas pelo seu médico de família”, esclareceu.

Paralelamente ao apoio directo, a associação dedica-se também à formação de professores, jovens e pais, mediante a realização de palestras e colóquios em que procura sensibilizar as pessoas para a “prioridade da prevenção” e incutir “o valor da sexualidade responsável”.

No apoio social que presta, em regime de voluntariado, a ADAV conta com a colaboração do Banco Alimentar contra a Fome e com a ajuda de associados e benfeitores.

MSO

Lusa / Fim

in http://aeiou.expresso.pt/aveiro-associacao-de-apoio-a-vida-apoiou-mais-de-uma-centena-de-gravidas=f239185