Família realidade natural

A Família como realidade Natural

A família é um bem em si mesmo, que deve ser respeitado e preservado acima de todas as coisas. É na família que o ser humano se constrói como pessoa, adquire os valores que no futuro irão fazer de si um cidadão pleno de direitos e deveres, enfim, é na família que se aprende a SER.

Desde o princípio dos tempos que o Homem se organizou em grupos, realizando de forma empírica e intuitiva, a sua verdadeira vocação como ser familiar. Na verdade, desde os primeiros relatos que o homem aparece ligado à mulher, com um objectivo comum, a procriação. E foram vários os modelos de família que fomos percebendo ao longo das épocas, mas todos mantêm com um elo comum e fundamental, a família é a base da sociedade onde se integra, na medida em que essa mesma sociedade é o retrato da família que a sustenta.

O objectivo de todo e qualquer pessoa é alcançar a Felicidade, sabendo-se hoje que ser feliz não é um estado permanente, mas sim um objectivo que se persegue e que se alcança a cada momento. E a verdade é que qualquer que seja o modelo de família que se analise, é na família que a pessoa compreende a sua dignidade, percebe os seus direitos e deveres, adquire os valores por que pauta a sua vida, ou seja, é na família que a pessoa aprende a felicidade! Daí ser tão importante dedicar algum tempo à família, enquanto realidade natural e inerente ao próprio Homem. Só assim, percebendo a família como realidade natural e estável, respeitando-a nos seus direitos, se consegue uma sociedade melhor e mais justa.

E esta constatação transparece da Declaração Universal dos Direitos do Homem, onde no seu artigo 16º se estabelece que “1. A partir da idade núbil, o homem e a mulher têm o direito de casar e de constituir família (…).” Para concluir no seu nº “3. A família é o elemento natural e fundamental da sociedade e tem o direito à protecção desta e do Estado.” Esta declaração, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de Dezembro de 1948, continua ainda hoje a ser o estandarte dos Direitos Humanos, usada por inúmeras organizações, entidades, Estados ou indivíduos como referência dos Direitos Humanos. Aqueles que ninguém pode questionar, pois são inerentes e pré-existentes à pessoa humana!

E se assim foi, de forma supra nacional, reconhecido à família o estatuto de realidade de Direito natural, a verdade é que na nossa lei fundamental, na Constituição da República Portuguesa, tal reconhecimento é também feito de forma clara e inequívoca, no seu artigo 36º, sob a epígrafe “Família, casamento e filiação”. Aí se estabelece que “1. Todos têm o direito de constituir família e de contrair casamento em condições de plena igualdade”. Neste artigo a família aparece associada (porque impossível de desassociar!) ao casamento e à filiação. Na verdade, nos números seguintes do mesmo art. 36º estabelecem-se os restantes direitos inerentes à realidade familiar relacionados com o Casamento (requisitos e efeitos jurídicos) e com a Filiação (direitos dos filhos em relação aos pais e destes em relação àqueles).

Esta é pois a verdadeira dignidade da família, a de uma realidade inata e inerente ao próprio ser humano, que este não pode alterar ou adaptar consoante as suas convicções. Ainda que sofra influências do contexto histórico e cultural onde está inserida, a sua essência mantém-se inalterada. A família é essencialmente constituída pelo marido, pela mulher e pelos filhos. É assim que a mesma é entendida e internacionalmente aceite. Qualquer outra forma de organização do mesmo tipo, não é família em sentido pleno, antes serão formas mitigadas de família, que não sendo família no seu verdadeiro sentido, não poderão cumprir a missão da família, nomeadamente no que ao reconhecimento do ser humano respeita.

Teresa Paula Borges, in Diário de Aveiro, 28 de maio de 2011

One thought on “Família realidade natural

  1. Pingback: A família como realidade natural « ADAV Aveiro

Os comentários estão fechados.