Mercado da solidariedade

Um mercado é um local onde se fazem trocas de bens, sendo o processo equilibrado pelas leis da oferta e da procura. Os mercados são feitos pelas pessoas, numa perspectiva em que cada um toca o que tem a mais para receber o que não tem. Este princípio evoluiu ao longo dos tempos e deu origem a muitas formas, algumas delas sofisticadas, para a sua regulação e evolução. Com a área disciplinar da Economia surgiram conceitos como os de Economia de Mercado, Economia Socialista de Mercado, o Mercado Aberto, o Mercado de Capitais ou o Mercado Monetário. Até os países Europeus ocidentais não resistiram a criar o Mercado Comum. Há ainda o Mercado Negro!

Nunca tanto como agora a palavra “Mercado” se encontra no nosso léxico diário. Mesmo não o utilizando, basta ligar uma televisão ou um rádio à hora de um noticiário. Há mercados virtuais, há mercados em que as trocas comerciais não se fazem entre pessoas físicas, mas sim jurídicas. Hoje, não preciso de conhecer com quem faço a troca. O melhor é até não conhecer, diz-se. Os mercados estão doentes, ouve-se dizer.

Longe destes mercados de milhões estão os mercados de proximidade. E um destes é o Mercado de Santiago, em Aveiro. No Mercado de Santiago não se vendem só frutas e hortaliças, troca-se muito mais: troca-se solidariedade! São várias as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e outras Associações de cidadãos que aqui prestam o seu serviço, seja a quem dá, seja a quem recebe. A ADASCA – Associação de Dadores de Sangue de Aveiro, a Rouparia Solidária da Paróquia da Glória, a APSIC – Associação de Apoio e Acompanhamento Psicológico à Criança, a Casa de Acolhimento da Paróquia da Glória e a ADAV – Associação de Defesa e Apoio da Vida são, entre outras, algumas das entidades aí sedeadas. Prestam à comunidade um serviço de inestimável valor. São um mercado dentro do Mercado, trocando o apoio aos mais necessitados, de estar ao lado de quem precisa, pelo dever cívico de ajudar, pelo sentido solidário que uma sociedade madura tem de ter.

A ADAV – Associação de Defesa e Apoio da Vida tem por finalidade o apoio à família na defesa e promoção da vida humana e da dignidade das jovens mães. Este apoio é dado a nível material, com roupas, alimentação, material de bebé ou fraldas, apoio médico, jurídico ou outros que venham a ser necessários. Os serviços da ADAV estão disponíveis no 1º andar do Mercado de Santiago, de segunda a sexta-feira das 10h00 às 12h00 para um acolhimento personalizado e gratuito. Através do telefone 234424040, das 9h00 às 21h00, os seus serviços também podem ser solicitados, sempre de forma gratuita e discreta.

O Mercado de Santiago é, pois, na sua simplicidade, um Mercado da Solidariedade, uma Ideia de Vida.

Aveiro, 29 de Janeiro de 2011

Manuel António Coimbra

Sócio Fundador da ADAV-Aveiro