Como diversificar a alimentação do meu bebé?

A diversificação alimentar inicia-se com a introdução de outros alimentos, para além do leite (materno e/ou fórmula infantil), quando este não é suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais do seu bebé. Adicionalmente, é importante ter em conta a maturidade de cada bebé, nomeadamente quando consegue sentar-se, ter bom controlo da cabeça e do pescoço.

Quando iniciar a diversificação alimentar?

De acordo com a Alta Pediátrica Portuguesa e a Direção-Geral de Saúde, a introdução alimentar pode iniciar-se entre 4 e os 6 meses de idade e deve ser feita de forma gradual, sendo que o momento ideal será sempre dilatado pelo seu bebé. No entanto, é importante não ultrapassar os períodos críticos de introdução de alimentos sólidos, pois pode acarretar consequências. Particularmente, o aumento do risco de dificuldades na alimentação potencia riscos nutricionais e desenvolvimento de alergias alimentares.

É importante que o seu bebé experiencie o máximo de alimentos, texturas e sabores possíveis, para que haja uma melhor aceitação dos alimentos. No entanto, o sal e o açúcar não devem ser consumidos no primeiro ano de vida.

Qual o Método de Alimentação que se deve adotar: alimentação por colher (Tradicional) ou alimentação autónoma (Baby-Led-Weaning)?

O MétodoTradicional baseia-se na introdução gradual dos novos alimentos na rotina alimentar do seu bebé, ou seja, é oferecida una variedade de alimentos com intervalos de inclusão entre si. A textura dos alimentos deve ser progressivamente menos homogénea, até à inserção na dieta familiar, que deverá ocorrer a partir dos 12 meses de idade.

O Baby-Led-Weaning (BLW) é um método que promove a autoestima do seu bebé, através da oferta de pedaços inteiros de alimentos, que o bebé ingere com as suas próprias mãos. Desta forma, ele é encorajado a provar qualquer alimento, sem haver uma ordem específica para introduzi-lo e sem necessidade de reduzi-lo a puré, ao contrário do Método Tradicional. Assim, o bebé decide o que comer, a quantidade e o ritmo da sua refeição.

No entanto, ainda não existe evidência científica suficiente que recomende um método em detrimento do outro. Portanto, independentemente do método de diversificação alimentar adotado (Método Tradicional ou BLW), recomenda-se a atenta verificação da refeição por parte dos pais, para reconhecer os sinais de fome e saciedade do bebé.

Resumindo, a etapa de introdução alimentar é extremamente importante, uma vez que este é um período que permite que o/a seu filho/a estabeleça hábitos alimentares saudáveis, na expetativa de que os mantenha no futuro. Por conseguinte, para não haja carências nutricionais, o acompanhamento nutricional por parte de um nutricionista é fundamental.

Dr.ª Ana Rio (4414N) Nutricionista no Trofa Saúde Valença