dia mundial da Criança

criancas_VERÉ um dos dias especial dedicado a todos os meninos e meninas de todo o mundo.
Relembra-se a proclamação da Convenção Universal dos Direitos da Criança, que assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças:

• a não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial –
todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.

• o interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões que
lhe digam respeito.

• a sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e
à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.

• a opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos
que se relacionem com os seus direitos.

A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:

• os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados)
• os direitos relativos ao desenvolvimento
(ex. o direito à educação)
• os direitos relativos à protecção
(ex. o direito de ser protegida contra a exploração)
• os direitos de participação
(ex. o direito de exprimir a sua própria opinião)

Um de nós

one_of_us_logo

Criamos um site português da iniciativa “Um de nós” onde podem obter informação sobre a iniciativa e modos de a apoiar. Criamos também um novo contacto de mail, sendo partir de agora o contacto preferencial para os assuntos referentes a esta iniciativa. umdenosportugal@gmail.com

 Aproveitamos para fazer o ponto da situação. Neste momento continuamos a recolher assinaturas e pedimos que todas as que tenham nos sejam enviadas até ao dia 30 de Junho, momento em que faremos um balanço. Atualmente falta recolher cerca de 10000 assinaturas para alcançar o mínimo exigido a Portugal.

Continuamos a precisar de nos empenhar muito nesta causa para defender o embrião na Europa! Força!

entrevista por Padre Pedro José

Entrevista a Padre Pedro José Correia

Por uma aluna de Bioética em Psicologia da Universidade de Aveiro

Abril de 2013

1.         Descreva a posição que a Igreja adota relativamente ao aborto.

Convém uma procura de propriedade na linguagem como nos princípios. “Ab-ortus” o ”não nascido”, diz respeito à vida gerada. A igreja católica defende uma promoção e defesa do Direito à Vida. Abertura completa à vida humana. Não há o direito sobre a vida do outro, por mais embrionária que seja essa vida.

 2.      Relativamente à despenalização da interrupção voluntária da gravidez em Portugal, concorda que veio promover uma certa banalização da sua prática ou acha que de certa forma contribui para uma maior reflexão e ponderação antes da decisão da realização de um aborto?

Quando se fala em despenalizar – a postura da Igreja não é “criminalizar” como se diz em crítica polémica; a Igreja quer «curar» o descompromisso…e entende que a interrupção voluntária da gravidez não reduz o problema à mãe. A Igreja entende que «despenalizar» é relativizar a consciência do Valor da Vida. Ao despenalizar não se deixou de tirar a vida a outro ser.

menina

 3.      Considera importante que exista acompanhamento psicológico quer para as mulheres que ponderam recorrer ao aborto quer para quem já recorreu a essa prática?

 Sim, totalmente. O isolamento corroi a dignidade. A mulher deve ser acolhida de forma incondicional. Sem julgamento ou pré-juízo de valor. Acompanhar é prestar ajuda nas decisões, no discernimento, ajudar a tomar as decisões mais difíceis e ajudar depois a assumir as consequências. Há em Aveiro a ADAV uma associação de voluntários que faz um trabalho meritório neste âmbito CONTACTO: Associação de Defesa e Apoio da Vida (ADAV), adavaveiro@hotmail.com; Tel. 234 42 40 40; Mercado de Santiago Sala AH, Apartado 420; 3811-001 AVEIRO pode consultar-se o endereço: http://www.adavaveiro.org/).

 4.      A nível religioso, a prática do aborto remeter-nos-á para uma desvalorização da vida humana?

Não é só uma questão do nível religioso. O aborto como realidade complexa é uma questão que não é primeiramente religiosa, é uma questão humana. E por isso a ética e dignidade da Vida e da Pessoa humana ficam desvalorizadas. É uma consequência da “sociedade líquida”, isto é, relativista, que banaliza o comportamento sexual e afetivo dos envolvidos.

 5.      Como reagiria a Igreja, de uma forma em geral, face à posição de uma mulher, vítima de violação, que ponderaria praticar o ato da interrupção voluntária da gravidez?

É uma das situações mais difíceis e trágicas. Há que entender a profundidade do trauma. Ser tolerante é diferente de ser permissivo. Ter princípios não significa postura heroica de vida… apelava para a Consciência e “ajudava” a encarar o mais difícil respeitando inteiramente a decisão tomada, ainda que não fosse a Defesa da vida, mesmo uma vida não-desejada e não-amada. Qualquer que fosse a decisão estaria e permaneceria ao seu lado sem julgar

 6.      Poderia a adoção, em alguns casos, mostrar-se uma alternativa para a prática do ato da interrupção voluntária da gravidez?

Poderá ser uma possibilidade concreta. É uma porta que se abre. Na decisão de abortar é um mundo que se fecha e perde sentido. Na adoção há abertura ao futuro por mais incerto que seja.

dia internacional da FAMÍLIA

Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o primeiro Dia Internacional da Família foi celebrado em 1994.

A celebração do dia Internacional da Família visa destacar

  • A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades desta;
  • Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.

 KmBerggren-LikeMinded